Escola dos Annales

A chamada escola dos Annales constitui-se num movimento historiográfico. Recebe essa designação por ter surgido em torno do periódico académico francês Revue des Annales, tendo destacado-se por incorporar métodos das Ciências Sociais à Históra. Em geral, divide-se a trajetória da escola em quatro fases: primeira geração - liderada por Marc Bloch e Lucien Febvre -; segunda geração - dirigida por Fernand Braudel -; terceira geração - vários pesquisadores tornaram-se diretores -; e quarta geração - a partir de 1989.

História e características

Os fundadores do movimento foram os historiadores Marc Bloch e Lucien Febvre. Rapidamente foram associados com a abordagem inovadora dos "Annales", que combinava a Geografia, a História e abordagens sociológicas. Rejeitava a ênfase predominante em política, diplomacia e guerras de muitos historiadores do século XIX. Geografia, cultura material e o que posteriormente os Annalistas chamaram mentalidades ou a psicologia da época também eram áreas características de estudo.


Um eminente membro desta escola, Georges Duby, escreveu no prefácio de seu livro O domingo de Bouvine" que a história que ele ensina, "rejeitada na fronteira do sensacionalismo, era relutante à simples enumeração dos eventos, esforçando-se, ao contrário, por expôr e resolver problemas e, negligenciando as trepidações da superfície, procurou observar no longo e médio prazos a evolução da economia, sociedade e civilização."


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