Grupos com no máximo 3 pessoas
Entregar até 3a feira, 29/06/2010
1) " (...) a guerra de 1914-18 foi, de ambos os lados, uma guerra imperialista (isto é, uma guerra de conquista, de pilhagem, de pirataria), uma guerra pela partilha do mundo, pela distribuição e redistribuição das colônias, das 'zonas de influência do capital financeiro', etc. ...O capitalismo se transformou num sistema universal de opressão colonial e de asfixia financeira da imensa maioria da população do globo por um punhado de países avançados. E a partilha deste 'saque' faz-se entre duas ou três aves de rapina, com importância mundial, armadas até os dentes (América, Inglaterra, Japão), que arrastam consigo toda a Terra na sua guerra pela partilha de seu saque". (LENIN, Vladimir I. "O imperialismo: fase superior do capitalismo". São Paulo, Global, 1985. p.9-11.)
Com base neste texto, discorram cerca de 10 linhas sobre as influências do Imperialismo do século XIX na Primeira Guerra Mundial.
(5,0 pts)
2) "(...) Cidadãos! As cidadelas do tzarismo russo caíram. A prosperidade do bando tzarista, edificada sobre os ossos do povo, desmoronou. A capital se acha nas mãos do povo sublevado. As tropas revolucionárias passaram para o lado dos insurretos. O proletariado revolucionário e o exército revolucionário devem salvar o país da ruína e da falência definitivas, que lhe reservava o governo tzarista. Ao preço de enormes esforços, do sangue e da vida de seus filhos, o povo russo sacudiu sua servidão secular. A tarefa da classe operária e do exército revolucionário é criar um Governo Revolucionário Provisório, que deverá pôr-se à frente do novo regime, do regime republicano que acaba de nascer O Governo Revolucionário Provisório deve encarregar-se de assegurar sem demora o abastecimento da população e do exército; para isso, devem ser confiscadas todas as provisões estocadas pelo antigo governo e pela municipalidade. A hidra da reação pode ainda levantar a cabeça. A tarefa do povo e de seu Governo Revolucionário é reprimir todos os atos contra-revolucionários dirigidos contra o povo.
A tarefa urgente, imediata, do Governo Revolucionário Provisório é
entrar em ligação com o proletariado dos países beligerantes, tendo em vista uma luta revolucionária dos povos de todos os países contra seus opressores e escravizadores, contra os governos tzaristas e a corja capitalista, e a cessação imediata da sangrenta carnificina imposta aos povos escravizados.
Manifesto bolchevique. In: FERRO, Marc. A Revolução Russa de 1917. São Paulo: Perspectiva, 1974. p. 106-7.
-----Utilizando este texto do historiador Marc Ferro como referência, monte um pequeno texto diferenciando as revoluções de fevereiro e de outubro na Russia em 1917.
0 comentários:
Postar um comentário